quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Missão Gaia: em busca da cópia amada

A Agência Espacial Europeia tem em marcha um ambicioso projeto de reconhecimento da Via Láctea, através de um mapeamento tridimensional de aproximadamente mil milhões de estrelas nesta galáxia. O projeto é denominado de Missão Gaia, em homenagem à deusa grega da Terra.

Além do valor científico inquestionável de um projeto desta envergadura, este é um projeto que também pode ser de grande valor para si que neste momento sofre por causa de um amor não correspondido por uma mulher. Para si que já se declarou, mas recebeu como resposta um «ainda não me sinto preparada para uma nova relação». Na melhor das hipóteses, com o anexo «quem sabe um dia». Saiba que, nessas circunstâncias, é bastante provável que ela ainda morra de amores pelo anterior, ou já esteja de olho no próximo (que não é você). Em tal caso, o mais previsível é que você fique ainda por muito tempo numa situação de reserva. Vai resignar-se a essa irrelevante condição de reserva, ou prefere lutar por um posto de titular?

Eu sei que já perdeu várias noites a meditar sobre o assunto, sempre chegando à conclusão de que o difícil nem é encontrar outra que se deixe encantar por si, mas sim encontrar outra exatamente igual àquela que ama e que, adicionalmente, se deixe encantar por si. Provavelmente, nas suas cogitações noturnas chegou também à infalível conclusão de que isso é praticamente impossível: a complexidade do genoma e as suas implicações nas características físicas e psíquicas do ser humano (mais ainda na mulher) são de tal forma vastas que, mesmo levando em conta toda a produção chinesa, dificilmente encontrará sobre a face da Terra outra mulher igual a essa que ama. Por aí não vai lá.

A solução é a Missão Gaia. Senão vejamos: partindo da perspectiva conservadora de que em torno de cada estrela gravitam, em média, nove planetas (sejamos generosos com Plutão), mas apenas um deles é habitado por seres humanos, teremos então cerca de mil milhões de planetas com francas possibilidades de neles ser detetada vida humana. Continuando ainda nessa tal perspectiva conservadora, e assumindo que em cada um desses planetas habitam cerca de três mil e quinhentos milhões de mulheres (corresponde esse número a cerca de metade da população humana na Terra, segundo dados recentes), isso dará aproximadmente 3.500.000.000.000.000 mulheres detetadas, em caso de pleno sucesso da Missão Gaia. Assim sim, teremos um número razoável para que você possa alimentar esperanças de encontrar alguma cópia dessa ingrata que não corresponde ao seu amor.

Corra logo para estudar nalguma área relevante para a Missão e, dessa forma, contribuir para esta causa que afinal também pode ser sua. Com alguma sorte, poderá até ser o primeiro a chegar ao pé de uma das previsíveis cópias da Ana Ivanovic. E, quem diz pé, também diz coração. Ou outras partes. Em tal caso, será até provável que depois queira dar-se ao luxo de mandar para outra galáxia a mulher que agora ama e não corresponde ao seu amor. Ela e todas as suas cópias que possivelmente existem na Via Láctea!

Sem comentários:

Enviar um comentário